21 de jun. de 2010

Em Cima do Lance: A Copa do 4-2-3-1


Por Julio Peraça

É impressionante como esta Copa do Mundo tem seleções que jogam no sistema de jogo 4-2-3-1. Até a seleção canarinho, que sempre jogou no tradicional 4-4-2, adotou essa formação. Mas poucas a usam para serem mais ofensivas. Baseado para defender com 5 homens no meio campo e atacar com 3 atacantes, o 4-2-3-1 mais usado no mundial mostra muitos jogadores defendendo e poucos atacando. E isso influencia um pouco para que a Copa esteja tão chata e defensiva.

A Holanda, que venceu as duas primeiras partidas, por exemplo, tem este sistema melhor desenvolvido, mesmo ainda sem Robben pela direita. A variação entre os 3 meias confunde as defesas adversárias, e ainda tem Sneijder fazendo a função do clássico camisa 10 como poucos. Variando bem as movimentações ofensivas, principalmente dos jogadores que atuam pelos lados, permite que os laterais façam ultrapassagens, princípio básico para desequilibrar uma defesa bem postada. E como centroavante, a laranja mecânica ainda conta com Van Persie. Ótima equipe.

Nas primeiras rodadas, as equipes ainda se mostram receosas e pecam por falta de ousadia, pois ficam com medo de uma eliminação precoce. Mas com o passar dos jogos, a tendência é que possamos ver mais gols. Um fator importante para isso será a postura das equipes dentro de campo e a melhor estruturação do 4-2-3-1 para atacar. Se isto não acontecer, poderemos ter uma das Copas com pior média de gols. E tenho dito!

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Nenhum comentário: