28 de jun. de 2010

Pitaco: Comer, comer... É o melhor para poder crescer!



Por Tiago Fagundes

De longa data, a opinião dos pinheirenses em relação as nossas opções gastronômicas na cidade parecem ser um tanto generalizada.

Muito se reclama da falta de opções, do atendimento que nem sempre atende as expectativas e dos ambientes dos empreendimentos, além da qualidade no preparo nos alimentos, saborosos em algumas oportunidades, terríveis em outras.

Ultimamente, a coisa parece ter melhorado, pelo menos no que diz respeito a variedade. Ganhamos novas opções em lanches e pizzas, principalmente.

Mas infelizmente, quero refletir aqui o que ouço nas ruas, principalmente, dos meus amigos, e abrir um espaço para que se debata esta situação de uma forma construtiva, afim de que os próprios empresários possam, assim, buscar soluções para melhorar.

O que mais se reclama atualmente são o atendimento e o "descaso" com a satisfação do cliente.

Em alguns estabelecimentos, parece um favor ser atendido. Aliás, em Pinheiro Machado, isto não é exclusividade do ramo. No comércio em geral, claro, com exceções, existe em certas vezes uma má vontade e até antipatia por parte dos atendentes em realizar o que é sua obrigação.

Mas acredito que o pior, hoje, seja a divisão dos ambientes. Enquanto escrevia esta postagem, não lembrei de um único lugar que seja em que você aguarde o pedido sem que fique totalmente impregnado com o cheiro do preparo da comida, que vem diretamente da cozinha, o que serve também para os ambulantes e traillers. Claro, estes tem obviamente mais dificuldade em resolver este problema.

Mas nos restaurantes, a coisa é braba. Não precisa mais do que um minuto fazendo o pedido para que o cheiro "pegue" em sua roupa. E creio que a solução para isto não seja tão complicada assim, afinal de contas, em outras cidades por aí afora, este exemplo não é seguido.

Uma outra preocupação que acredito que os empresários poderiam tratar com mais atenção é em relação ao controle de qualidade daquilo que oferecem. Muitas vezes, é uma loteria arriscar sair para comer algo. Não se sabe o que esperar: uma comida deliciosa ou algo pra perder o apetite.

Enfim, como citei no início do post, queria refletir o que ouço e um pouco do que penso. Críticas construtivas servem para que as coisas possam melhorar. Já melhoraram, mas podem e devem continuar evoluindo.

Clique Aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

6 comentários:

Carlise disse...

Parabéns Tiago por mais esta, idéia clara e objetiva!!! Ficarei na torcida para que os donos dos estabelecimentos aceitem estas criticas CONSTRUTIVAS com o mesmo amadurecimento que tivestes para expor a opinião dos freqüentadores e clientes destes empreendimentos.

Niaia disse...

Olha, faz um bom tempo que não saio pra comer fora aqui em Pinheiro.
Quanto ao cheiro de comida, isso não é previlégio só daqui não. Quando vou a Pelotas almoço em restaurante e sempre saio com cheiro.
Agora, quanto ao atendimento, ai sim a coisa é braba mesmo. Tem má vontade, tem proprietário que se intromete na conversa, tem demora insuportável no atendimento, sem contar nos preços que são, algumas vezes, mais caro que Pelotas.E, ainda, como dizes, é um sorteio: será que hoje tá bom?
Realmente não temos muita opção não, se quisermos comer bem, façamos em casa.

Anônimo disse...

Como sempre o Tiago está atento ao que acontece na nossa cidade e também em outras lugares,as pessoas costumam falar, mas não ousam reclamar,assim é uma importante contribuição, de forma positiva, para os proprietários do ramo ficarem em alerta: o atendimento e o cheiro de comida, principalmente nos restaurantes,lancherias e bares. Ao final da noite o cheiro na roupa é insuportável!Para isso é preciso uma solução.

Vinicius Peraça disse...

O cheiro de comida na roupa é ruim, claro. Mas nada que se compare à falta de educação da maioria dos fumantes. Estes, sim, deveriam aprender que o mundo não gira ao redor dos seus cigarros e que restaurante não é fumódromo.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc Tiago e com vc tbem Vinicius. Aqui em PM, nao se tem um lugar bonito, agradável e de bom gosto, falo na decoração dos ambientes, parece que os proprietários nao se preocupam muito com isso.

Anônimo disse...

Que eu saiba, nenhum restaurante em Pinheiro Machado deixou de se adequar as novas leis que proíbem as pessoas de fumar em lugares fechados! Acho que estás bem equivocado Vinícius!
E a respeito de lugares com ambientes bem decorados e agradáveis também fica complicado"! Em Pinheiro Machado as pessoas gostam de reclamar que não tem onde comer, mas como exemplo temos a nova pizzaria, que por sinal é bem decorada, e mesmo assim as pessoas continuam reclamando e voltando aos lugares de sempre. DETALHE: sem NENHUMA DECORAÇÃO"!