19 de jul. de 2010

Pirâmide Invertida: Do "3 em 1" ao Blu-Ray


Por Nadiane Momo

Essa reflexão começou na sexta, quando na ordem aleatória de execução de mp3 no meu media player, tocou uma música bem antiga e, uma colega de trabalho comentou:
" - Nossa, essa a gente ouvia no walkman!".

Bem lembrado, nisso me deu até saudade do que eu tinha e dai coloquei no Google Imagens para procurar um igual, vermelho, e o servidor redirecionou para mp4, mp5..6, 7... enfim, aquele igual o que tínhamos não foi encontrado. Conversa vai, conversa vem, eu com 26, minha colega com 28, outro colega com 40, começarmos a conversar sobre o que na "nossa época" era chamado de tecnologia e lembramos do sucesso: 3 em 1. Nossa, era aquele som tri da moda com toca-discos, toca-fitas e rádio. E quando era duplo deck? (dois compartimentos para fita) e autoreversi então (que virava a fita sozinha), bom ai era tecnologia mesmo.

Lá no tempo da fita a gente adorava gravar, às vezes o radialista largava a vinheta da emissora no meio. Ai que raiva. Aí tinha que ligar para a rádio e dizer que era para gravar. Bueno, hoje em dia é bem mais fácil, a gente baixa essas músicas e ouve no PC, no mp3, cartão SD, etc. Enfim, naquela época nem imaginávamos aonde o mundo da música ia nos levar, assim como, hoje também nem imaginamos. Mas no meio desta conversa, tinha uma colega de 19 anos, achando tudo isso arcaico, mas é a vida, as coisas evoluem mesmo.

Lembrei que eu era maniática com o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) desde adolescente. Minhas fitas eram bem arrumadinhas, tudo separado em rock, pop, pagode, nacionais, internacionais. Nossa, hoje quase 15 anos depois continuo maniática, e minha coleção de quase 7 mil mp3 é impecavelmente renomeada. É... com loucos não se discute!

Enfim, do 3 em 1 para o blu-ray muitos anos se passaram, muitas novidades surgiram, mas a música continua fazendo parte da vida das pessoas, fazendo trilha sonora para romances, decepções, momentos inesquecíveis.

É interessante notarmos ainda, que apesar te toda a evolução, a pirataria ainda não foi combatida. No tempo da fita, as originais que tinham até encarte com a letra da música, já podiam ser gravadas (até tinham algumas com um dispositivo que impedia, mas fácil de ser burlado), mas, que eram caras demais. Hoje em dia os cds são copiados, ripados, as mp3 jogadas na rede e os preços das mídias originais continuam caros demais, inacessíveis. Claro que é um absurdo para o cantor que gastou um monte de dinheiro para elaborar o álbum, mas um meio-termo é preciso ser encontrado, para todos saírem ganhando.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog


2 comentários:

Anônimo disse...

Gente e esse tempo é pouco mais de uma década! Q loucura, o ontem parece longiquo. Bem lembrado Nadiane, parabéns!

Nadiane C.S.Momo Spencer disse...

Obrigada, é verdade. Parece que foi ontem não é mesmo?!!!