22 de jul. de 2010

RS 608: Daer prevê conclusão da obra até Janeiro de 2011

A 1ª Folha noticiou...

A audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na noite da última terça-feira, que tratou sobre a obra de pavimentação da RS-608, serviu para dar mais uma esperança a comunidade das duas cidades.

Proposta pelo vereador Jackson Cabral (PSDB), a audiência contou com boa presença de público, como já era previsto, além de autoridades dos municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas. Representantes do DAER, da Ecoplan e também da Entel explanaram sobre o assunto, que foi debatido pelos presentes, em um clima de descrédito pela comunidade e autoridades da região em relação a obra.


DAER prevê conclusão da obra

Representando o DAER, os diretores Jorge Alberto Hias e Cézar Garcia falaram sobre o projeto e suas peculiaridades. Passados vários anos do projeto inicial, iniciado em 1998, várias mudanças foram necessárias. "Hoje mesmo fizemos uma vistoria e algumas mudanças são essenciais, ações que são demoradas", disseram. Negociações em relação a locais com patrimônio histórico, como cercas de pedras nas propriedades, e entraves juntos a alguns proprietários, também foram citados como exemplos.

Problemas com relação ao licenciamento ambiental junto a Fepam também foram citados. Além disso, a falta de um britador por parte da empresa contratada também teria evitado que o trabalho fosse realizado com mais agilidade.

Entretanto, a previsão é bem otimista. "Até a próxima Feovelha, a obra deverá estar concluída", garantiram.


Mudanças e o novo rumo das obras

O projeto inicial, apresentado há algum tempo, previa certas peculiaridades no trecho próximo a Pinheiro Machado. O trajeto original da estrada seria modificado, já que a nova rota previa a passagem por trás do Cemitério Municipal e também do CCTG Lila Alves e Parque Charrua, o que seria um tanto inconveniente para o município.

Assim, ficou garantido pelo menos que o trajeto passará em frente ao CCTG e também ao Parque, sendo mantido apenas o trajeto por trás do Cemitério, já que o asfalto não poderia passar pela via urbana.

Os diretores garantiram ainda que um trecho junto a Pedras Altas e outro na saída de Pinheiro Machado já deverão começar a ser asfaltados nos próximos dias, com a colaboração do clima.


Eleições e o novo governo

Apesar da previsão otimista, a eleição próxima poderá ter influência na continuidade da obra, já que dependerá do novo governo dar prioridade ou não a obra.

Uma alternativa apontada foi a realização de uma manutenção intensa no trajeto, até que obra seja concluída, o que pode amenizar o desgaste sofrido pelos motoristas que utilizam a estrada.


Torcemos!


5 comentários:

Carol disse...

Fiquei super feliz com a notícia, toda semana quando passo pela estrada acompanho o avanço da obra, cada estaca a mais que visualizo as esperanças se renovam... Torço para que não sejam apenas promessas políticas!

amarildo borges disse...

Não vejo problema nenhum na obra com relação as eleições,pois se este governo vai até 31 de dezembro e a afirmativa é que a obra fique pronta até o final de janeiro de 2011 este governo entregará a obra quase que conclusa..Estive na audiência pública,que diga-se, foi uma bela iniciativa di vereador Cabral,vi muitas pessoas anciosas por respostas que nem sempre eram claras por parte dos representantes do DAER e da empresa responsável pela execução da obra,mas o debate perdeu qualidade e caiu em descrédito quando um tal BEBETO do DAER apelativamente disse que a obra só continuaria se a atual governadora fosse reeleita.(votem na governadora que a obra continua)estas foram as palavras infelizes do elemento..apartir desse momento algumas pessoas sairam da reunião, e outras ficaram apenas para não esvaziar a reunião..O que eu achei de positivo foi a participação das pessoas, das autoridades dos dois municípios e claro a ININICIATIVA do vereador CABRAL de ter feito grande esforço para mobilizar a todos para debater o assunto.

Rodrigo Ávila disse...

Bom... a vários anos escuto falarem da pavimentação da RS-608, e digo de passagem que é extremamente necessário que isso aconteça. Principalmente o povo da cidade de Pedras Altas, merece que isso ocorra... cresci ouvindo o meu Falecido avô Adão Ávila falar e reclamar da estrada.
Hoje, o povo de Pedras Altas sofre por não ter uma estrada em bom estado, entra governante.. sai governante.. e nada ocorre. Mas tomara Deus ajudar e que isso ocorra finalmente. Pedras Altas merece que o desenvolvimento chegue a ela, a região guanhará no Turismo, Pecuária e Comercio.. podendo se pensar até na possibilidade de se atrairem para a região empresas e indústrias, pois com uma rodovia asfaltada, o quesito logística melhora e muito.
Parabéns ao Cabral pela Iniciativa, e para evitar de que isso tudo acabe emperrando com a possível não eleição da governadora... que se convide para um debate com a população os dois outros principais candidatos, o Tarso e o Fogaça. Assim a comunidade poderá colocá-los sob pressão também.
"Ser político é não somente ser representante de um povo, mas trabalhar em pró do bem-estar deste povo!"

Anônimo disse...

É só conversa fiada....Não acreditem ou se frustarão...

Anônimo disse...

Penso que cabe as comunidades de Pedras Altas e P.Machado comprometer todos os candidatos a governador, que aqui virão pedir votos para que concluam a obra se forem eleitos.