18 de ago. de 2010

Embrapa Pecuária Sul promove sete Dias de Campo no Alto Camaquã

A programação do Projeto Alto Camaquã, liderado pelos pesquisadores Marcos Borba e José Pedro Trindade, da Embrapa Pecuária Sul, prossegue em agosto com mais sete Dias de Campo para pecuaristas familiares em Caçapava do Sul, Candiota, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista (RS).

Nesta quinta-feira (19), a equipe do projeto estará no Barrocão, em Piratini, onde será feita a avaliação das estratégias comerciais do Alto Camaquã, com a discussão dos resultados da 1ª Expo Alto Camaquã, feira realizada em Bagé (RS) em julho, além das estratégias de comercialização e desenvolvimento endógeno. Na sexta-feira (20), a mesma atividade será realizada na região do Baú, em Candiota.

Já nos dias 23 (Rodeio Velho – Santana da Boa Vista), 25 (Costa do Bica – Piratini), 26 (Alto Bonito – Pinheiro Machado), 27 (Guaritas – Caçapava do Sul) e 31 de agosto (Aberta do Cerro – Pinheiro Machado), os Dias de Campo terão como tema as “Estratégias de Manejo do campo nativo para a primavera”. O objetivo é promover a valorização e estratégias de manejo dos recursos naturais, além do desenvolvimento endógeno.

O Projeto Alto Camaquã busca promover a ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento territorial sustentável da bacia do Alto Camaquã, no Rio Grande do Sul. As ações envolvem a organização dos diferentes atores sociais para debater o desenvolvimento sustentável do território, o estudo da diversidade e complexidade das formas de organização e de funcionamento da pecuária familiar da região, a identificação e caracterização das práticas de manejo dos recursos naturais, e a construção coletiva de estratégias de manejo sustentável.

Os Dias de Campo são realizados nas Unidades Experimentais de Pesquisa Participativa (UEPAs), reunindo pecuaristas familiares da região.


Nenhum comentário: