14 de ago. de 2010

Pirâmide Invertida: Qual é o caminho certo?

Por Nadiane Momo

Tenho certeza que já ouviste a expressão: “o mundo é dos espertos”. Tenho certeza também que compreendes o quão de significados esta carrega. Em outras palavras, quer dizer que só obtém sucesso, aquelas pessoas que agem com esperteza. Mas o que é ser esperto? E o que é ganhar o mundo?

A partir desta afirmativa e reflexão, nos perguntamos qual o caminho certo a seguirmos em nossas vidas. Os códigos de moral e ética e ainda os religiosos, norteiam a maioria das ações do ser humano, entretanto não são suficientes para combater erros e fazer com que pessoas ajam com a perspectiva de que os fins justificam os meios.

Eu integro aquela pequena, digamos, parcela de pessoas “caretas”. Que é contra drogas, contra traição, corrupção, entre outros cânceres da sociedade. Mas infelizmente, conheço pessoas que colocam o dinheiro acima de tudo, que buscam apenas contemplar as vaidades e que não se importam com o próximo, seus sentimentos anseios, medos e angústias. Há quem aja apenas no impulso do ter mais, da ambição desenfreada e do vale-tudo para se dar bem e o pior, ou melhor de tudo isso, é que estas pessoas estão no auge (ou no que elas consideram auge), se “dando bem realmente”, e ai que eu pergunto: Vale mesmo a pena querermos ser “certinho” e sempre se dar mal por causa desse senso de justiça? O que é ser esperto? É passar por cima de todo mundo e ganhar este mundo, ou é agir sempre na boa fé, mesmo sem resultados, na certeza que um ser superior, Deus, está vendo nossas ações?!

Bom, agora entramos num campo de crenças. Há quem não acredita na existência de Deus, acho que é até mais fácil, se justifica uma existência com eventuais erros, afinal, a existência se termina segundo estas pessoas com a morte e então não há quem “cobre” lá em cima. Eu que acredito em Deus de olhos fechados, insisto em crer que a bondade é sempre bem-vinda, assim como as boas ações, o respeito, ainda mais quando ninguém vê, pois como diz na bíblia: “Quando deres esmola não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”(Mateus 6:3). Então fica por fim a reflexão, de qual o caminho certo a seguir nesta vida, agir de acordo com a situação pensando apenas nesta existência? Ou agir pensando em um futuro que nem nós conhecemos?!...

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Nenhum comentário: