22 de set. de 2010

Buscando Rumos: E lá se foi

Por Luiz Henrique Chagas da Silva

Terminada mais uma Semana Farroupilha na nossa cidade, restam algumas reflexões, que seguramente serão contestadas por alguns, o que não é de se estranhar, afinal de contas unanimidade em opinião é coisa muito rara.

Tive a oportunidade de visitar algumas instituições tradicionalistas da região e comprovar que a quantidade de público no nosso CCTG Lila Alves era bem superior. Constatei também que somos pequenos quando se fala em recepção e hospitalidade, e que o nosso desfile de cavalarianos continua sendo um dos melhores do Estado, senão o melhor, e sem dúvidas o mais autêntico.

Tivemos no desfile de 20 de setembro o Piquete Querência apresentando uma tema identificado como “ressurreição”, tomando por base uma música interpretada pelo cantor missioneiro Pedro Ortaça, falando do sentimento daqueles que de fato vivem o tradicionalismo e a Semana Farroupilha rememorando as façanhas dos nossos antepassados.

Já o Piquete do Xiru apresentou em seu desfile praticamente toda a história da revolução, desde de sua eclosão com a tomada da Ponte da Azenha, passando pelos fatos marcantes e culminando com a assinatura da paz em Ponche Verde, Dom Pedrito/RS. O Rafael Pinto Bandeira apresentou os símbolos do Estado, oficiais e não oficiais, falando da importância de cada um deles no contexto histórico do Estado.

Curral de Pedras e Guardiões da Olaria levaram temas campeiros, o que leva-me ao entendimento que praticamente todos os assuntos foram abordados e principalmente, absoluto respeito às características dos nossos desfiles, sem a presenças de alegorias e instrumentos que contrariassem aquilo que sempre foi praticado e que foi objeto de preocupação por parte do Piquete dos Farias em seu tema.

Homenagens foram prestadas ao longo do desfile, pelo Rafael Pinto Bandeira ao seu integrante José Bandeira ou Bandeira Barbeiro; pelo Pioneiro a um dos fundadores José Carlos Rato Simoni; pelo Xirú aos seus fundadores; pelo Lila Alves à professora Sandra Peraça, sendo que todas as homenagens foram feitas de forma ordenada, que senão como forma de “tema”, como parte integrante destes e que em nada criaram transtornos.

Resta parabenizar a todos que, com ou sem tema, fizeram mais uma grande Semana Farroupilha e mantiveram a grandeza do nosso desfile de Cavalarianos.

Para Meditar:
"Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las." - Sêneca

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

8 comentários:

Marilete disse...

Parabéns a todos Piquetes pela bela apresentação, dá orgulho de ser gaúcho. No entanto,humildemente como leiga que sou em relação a organização dos desfiles, somente como expectadora, sugiro aos Piquetes que diminuam os textos apresentados ao longo do desfile, apesar de bemescritos e lidos são huito longos e as pessoas acabam se dispersando e não mais ouvindo o que está sendo apresentado.

Anônimo disse...

Outra sugestão:Por Que duas voltas?
Se a primeira volta é só uma passagem, e termina atrasando o desfile.

Chagas disse...

Marilete, já perdi pontos em desfile porque o texto foi considerado muito resumido. Perdi pontos por não ler o texto na integra. Perdi ponto porque o tema não tinha nada ver com a Revolução Farroupilha (Maçonaria - berço da revolução farrapa não tem nada a ver?) Chego a pensar que aquilo que pesquiso está muito aquém da sabedoria de certos jurados.
Quanto ao numero de voltas no desfile só a patronagem do CCTG pode explicar melhor.
Obrigado.

Anônimo disse...

Acho que estar querendo ser o dono da verdade... melhor repensar suas idéias e opiniões!

Chagas disse...

Não é questão de ser dono da verdade, em absoluto; simplesmente coloquei que tentamos de todas as formas, e, como este ano foi o primeiro com cronometragem, lógico que houveram muitas falhas, especialmente por mim. É preciso entender que não sou profissional, tão pouco perfeito, apenas busco colaborar o máximo que posso. De qualquer forma, obrigado pelo toque!

Anônimo disse...

Chagas.
Acho que fizeste uma bela narrativa da Semana Farroupilha.
E como o comentarista ai de cima, achas que tu e dono da verdade. ele que tente explicar melhor o que ele pensa. Pois só quem vive a Semana Farroupilha e participa dela sabe o quanto e difícil agradar a todos.
Estás de parabéns em todas as tuas palavras.

Anônimo disse...

e por falar em semana farroupilha, está de parabéns a direção da escola avelino pela apresentação de todas as invernadas ontem no ginásio, evento esse que deveria ter sido realizado pelo ctg, pois as invernadas não puderam assistir as outras, em virtude de estarem viajando pela região na semana farroupilha.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar os PTGs e as invernadas neste ano de 2010 pelas brilhantes apresentações, mas gostaria de deixar a seguinte mensagem: Somos uma cidade pequena praticamente todos parcipam de alguma entidade, deveriam ter mais critérios para escolher jurados e estes deveriam atentar mais aos historicos e ao que passa na praça.