13 de set. de 2010

Minha Opinião: Viva os dias bons e os ruins

Por Inês Souza

Conhecemos apenas uma partícula dos problemas que envolvem as emoções e muitos de nós sabemos o quão difícil é amarmos alguém.

Se fosse fácil o mundo não estaria no estado deplorável em que se encontra. E nós aqui, vivendo e tentando sobreviver nele, em meio a tanta turbulência causada pelo egoísmo, pelo desamor, pela ambição do poder de alguns homens que o detém. Na verdade esses ‘homens’ denominam-se criaturas, pois são do mal. Não têm Deus consigo e desconhecem a palavra Amor. Também pode ser um verbo que eles não sabem conjugar: AMAR. Um sentimento profundo e limpo e lindo e sublime.

O Amor Universal, o Amor ao Próximo ou Amar a todos por igual ou, ainda, amar com desapego é capacidade que poucos têm. Não é fácil ter desprendimento, passar por cima de mágoas, esquecer rancores e tirar as criaturas de dentro do nosso coração sem pensar em vingança ou emitir pensamentos negativos a elas. Quem consegue esse feito são verdadeiros heróis, seres do bem e podem ser considerados os reais filhos de Deus.

Basta-nos lembrarmos e nos espelhar em Cristo. Jesus sofreu, padeceu e morreu pelo homem e muitos não retribuem o mínimo a quem foi nosso Salvador. Um ser humano que tomou para si os erros cometidos pelos outros, pagou uma dívida que não era sua em nome de todos que viviam e que ainda haveriam de nascer. Sabias da existência de pessoas perseguidas, nos dias atuais, por crerem e adorarem Jesus? São forçadas a negá-lo. Uma cantora gospel foi trancada dentro de um contêiner, espancada, teve as pernas quebradas, mas não O negou nem desistiu da crença, da fé no Menino de Nazaré.

Portanto, agradeça por ter nascido num país onde tens liberdade para te manifestar em praça pública (e espero continuar assim), dizer o que quiser e falar tua opinião sobre tudo; louves os dias de sol e glorifiques os dias de chuva, pois os dois são necessários. Dê um viva aos dias bons e aos ruins. Deves estar estranhando e te perguntando: mas a troco de que eu iria agradecer pelo mal? Simples. É ele que nos faz crescer, evoluir, pensar. Sem experiência não seríamos ninguém, não saberíamos valorizar nada, não teríamos como ensinar, aconselhar ou contar para quem quer que seja o suposto certo, o errado, plantar a dúvida na cabeça dos teimosos para pensarem e tentarem mudar o rumo de caminhos, decisões levando-os ao infortúnio, tristeza, derrota.

Passaríamos pela vida sem aproveitarmos um átimo do ensinamento deixado pelos antepassados. Haveria menos sofrimento e decepções se fossemos obedientes e ouvíssemos nossos pais, avós e os sábios.

Semeie grãos em terra fértil para que nasçam frutos saudáveis. Tenhas um coração generoso e mantenhas a fé inabalável, haja o que houver. Sê inteligente, esperto e tome por regra não aceitar maus exemplos. Responda com sorriso, silêncio ou uma resposta com classe diante da tentativa de humilhação ou briga. Isso desarma qualquer um. Espalhe amor, não guarde rancor e perdoe quem mal te fez.

Que a paz seja contigo.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Nenhum comentário: