1 de out. de 2010

O idiota é você


Por Tiago Fagundes

Com  a proximidade das eleições, recebemos uma infinidade de emails. Alguns, promovendo certos candidatos. Outros, queimando aqueles que concorrem aos cargos públicos ou seus aliados. Eu recebi e certamente, se você utiliza algum email, também recebeu.

Um deles falava no final "o palhaço é você" ou o "idiota é você", algo desse tipo. Na verdade, nem sei ao certo o que o email dizia, tampouco a quem ele buscava denegrir a imagem. É o tipo de email que, para mim, passa direto para a lixeira sem a mínima leitura.

Mas falo sobre isso para ilustrar outra situação, também ligada às eleições. Esse ano, inventaram a história da obrigatoriedade de dois documentos para poder realizar o nobre ato do voto. Não bastaria apenas o título de eleitor, seria necessário um documento com foto.

Assim, se fez uma campanha intensa nos meios de comunicação para divulgação de tal exigência. Muitos que perderam ou não encontraram o título, acabaram fazendo uma correria para emitir a segunda via do documento. Em centros maiores, filas e mais filas, gente perdendo o dia de trabalho e compromissos para cumprir a obrigação. Um pouco por culpa do próprio cidadão, que não cuida como deveria de seus documentos ou deixa suas obrigações para a última hora. Coisa de brasileiro mesmo.

Depois de toda essa campanha, de todos os transtornos e gastos, porque obviamente se tem gastos para que novos documentos sejam emitidos, três dias antes do pleito, o Supremo Tribunal Federal decidiu que não será mais necessário o título de eleitor para votar. Basta um documento com foto, desde que o eleitor esteja ciente de que em qual local deverá votar.

Além disso, tendo apenas o título à mão, não é sufiente.

Precisa comentar?

Bom, o email aquele, citado no início do texto, tem mais sentido agora. Realmente, o idiota é você. Aliás, eu também. 

Clique Aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

4 comentários:

Anônimo disse...

É, dpois tm gente q ainda acha q tm q se levar política a sério...

Anônimo disse...

É por isso que cada vez estou mais certo de que devo ANULAR e, é exatamente, o que vou fazer...ANULAR meu voto do inicio ao fim dos cargos que exigem votação este ano.
Nós somos idiotas sim, até o momento em que queremos, só depende de nós.

Anônimo disse...

A quem vai favorecer isso? ao povo não é.

Anônimo disse...

Somos mais idiotas a palhaços, se deixarmos a política de lado, não ver a política como se deve, dando tal importância, é a maior idiotice.
Afinal sem ela o que seria? Não adianta tapar o sol com a peneira, nós temos o poder nas mãos todos nós, se somos vistos como idiotas é por nossa culpa. Que uma boa política seja vista como utopia nos tempos de hoje, eu até entendo, mas que as pessoas não se importem com isso, vai além do meu entendimento.