26 de nov. de 2010

Pensando Positivo: Educação é tudo


Por Niaia Sarubbi Resing

É de se espantar a educação de nossos jovens de hoje. Como de costume, estava tomando meu chimarrão na praça central de nossa cidade quando me deparei com um menino de mais ou menos uns 12 anos virando uma das lixeiras que estava cheia de lixo. Com a maior tranquilidade, espalhou com os pés o lixo existente e fez a lixeira de tambor. E ali ficou, tomando banho de chuva ao som de uma lixeira, da qual só ele entendia a melodia. 

O que me espantou foi que pouco tempo depois, apareceu sua mãe, que nada fez para reprendê-lo. Não sei se ela viu o que seu filho fez ou se deixou por isso mesmo. Sempre culpam as escolas pela falta de educação das crianças, mas a primeira e mais forte educação vêm de casa. Os princípios, o caráter, a educação em si, são fatores que devem ser discutidos e passados aos nossos filhos desde a gestação. Mesmo nas diferentes classes sociais, nos diferentes grupos sociais, nas diferentes famílias, todos sabemos o que é certo ou errado. 

Vejo esse tipo de atitude do menino acontecer todos os finais de semana na volta da nossa praça, e não só pelas crianças, mas adultos cometendo o mesmo ato de desrespeito e falta de educação, já que, mesmo estando ao lado das lixeiras, colocam restos de lanches, palitos de churrasquinho, copos plásticos, entre outros lixos, nos canteiros da praça, nas ruas e calçadas. 

Quando será que teremos a consciência de cuidar de nossa natureza e teremos a responsabilidade de educarmos nossos filhos de maneira adequada para que possam conviver socialmente? Como consequência disso, temos ainda o problema dos cachorros, que na oportunidade de acharem comida fácil, andam em bandos por toda a praça. Sem nos darmos conta dessa cadeia de acontecimentos, temos que conviver com esses cães cheios de sarnas e doenças transmitindo para as pessoas, que acabam doentes. 

Quer dizer, se não tivermos consciência de que precisamos ter mais educação e respeito por tudo que existe, mesmo que não seja seu, acabaremos numa situação caótica e ainda pior do que já estamos.


Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

8 comentários:

Anônimo disse...

Niaia... adorei o que tu escreveste..
Pinheiro Machado, as pessoas saem na rua e tem sempre uns 8 ou 10 cachorros no meio da rua ou nas calçadas, os carros tem que pararem para os cachorros, e fora isso a sujeira de cocôs pelas calçadas, que quem anda caminhando tem q desviar...
Isso esta virando um problema de saúde pública..

Anônimo disse...

Lá vem a Niaia com suas colunas que dizem sempre a mesma coisa....

Anônimo disse...

Não concordo com o Anonimo que diz que a Niaia sempre diz a mesma coisa. Talvez ela diga coisas que as pessoas não querem ouvir, porque fazem as coisas erradas que ela fala. Vejo-a como uma observadora do cotidiano de nossa cidade.

José leonardo disse...

Parabéns Niaia por publicar algo que todo mundo vê e não tem coragem de assumir. As pessoas não entendem que quando, depedram o patrimônio público e sujam nossa cidade, tão mostrando o cartão postal de nossa cidade para os visitântes, quando visitamos outras cidades, principalmente na Serra, vemos cidades limpas e povo educado. Não faz muito tempo, que se podia ler no caminhão de coleta de lixo o seguinte lema; POVO EDUCADO CIDADE LIMPA. Quantos os cachorros, creio que a culpa é de nossos administradores e legisladores que não fazem um projeto para criação de um canil municipal, e também um problema de saude pública

Jaime Lucas disse...

Amigo José Leonardo, o projeto que se refere já existe a mais de um ano e de minha autoria, com aprovação unânime de meus colegas e está na mesa do executivo para que seja executado.

Anônimo disse...

1: "É de se espantar a educação de nossos 'jovens' de hoje."

2: "Vejo esse tipo de atitude (...), e não só pelas crianças, mas 'adultos' cometendo o mesmo ato de desrespeito e falta de educação (...)".

Faltam argumentos mais consistentes ao texto. Os trechos acima expõem a fragilidade do pensamento da autora. De um lado, jovens; de outro, adultos, contrabalanceados sem discussão. Mas a questão principal - educação - não se resume a achar culpados. O fato é que há variáveis maiores imbricadas no comportamento humano, sequer citadas por Niaia.
Não sou contra qualquer tipo de posição, mas creio que a sociedade/leitores merecem pensamentos mais críticos e que fujam ao senso comum.


abços.

José Leonardo disse...

Então parabéns vereador Jaime, ao sr. e demais vereadores pelo projeto, vamos esperar que o nosso prefeito tenha a conciência e aprove mais rápido possível, porque está difícil andar nas ruas de nossa cidade com tantos cachorros soltos, também sou motoqueiro e corro o mesmo risco do dr. Mourão de cair. Aconselho os vereadores à publicar seus projetos no Blog Eigatimaula do amigo Tiago, que com certeza é mais visto que os jornais da cidade e regional.

Anônimo disse...

mas cade o caminhao que dizia isto,parece que esta na sucata no parque rodoviario,virado em lixo tambem.