26 de nov. de 2010

Buscando Rumos: Procura-se


Por Luiz Henrique Chagas da Silva

Quando menos esperamos, aquele alguém em quem confiávamos, quebra toda aquela confiança, deixa de ser confiável, deixando de ser uma pessoa a quem dedicamos todo o nosso carinho e nossa afeição, para tornar-se alguém repudiável e insuportável. 

Esse procedimento não é um comportamento recente, não é coisa dos tempos modernos, sempre estiveram presentes na atitude dos homens, em todos os tempos, porém, sempre foi mais notório naqueles que buscam no poder a sua satisfação pessoal, que buscam no poder o direito de tripudiar dos outros e não interessa ai, quem sejam os outros. 

Perdemos, diariamente, grandes oportunidades de fortalecer amizades, amores, princípios, enfim, nos fortalecer como seres humanos, nas nossas relações interpessoais, não raramente magoamos sem querer magoar, mas quando o fizemos com o interesse de ferir, torna-se imperdoável. No entanto, existe uma forma de ferir que se torna incomparável: é o ato de deixar de procurar; procurar explicações para nós mesmos, procurar um sentido de viver em função de nós e dos outros, procurar força para acreditar que tudo é possível, que não existe o impossível. Que é preciso enfrentar todos os obstáculos, que todos os sonhos são perfeitamente realizáveis e que a maioria deles tornam-se inesquecíveis quando deixam de ser um sonho. 

É preciso procurar sempre uma mão amiga ao nosso lado, mas, mais do que isso, é preciso procurar sempre, ser essa mão amiga. É preciso procurar um braço forte que nos transmita força, mas também é preciso, sempre que possível, ser esse braço forte a transmitir força. Procurar é acreditar, é ter a certeza de que é possível, é não aceitar passivamente um não, é não aceitar com submissão uma ordem do nosso coração para que sejamos moderados e sensatos, quando tudo em redor clama por risco, por aventura, por desejo, por paixão, enfim, por fugir do trivial, do elementar para ser surpreendente, corajoso, capaz de falar as nossas verdades, ainda que contrarie a todos que nos cercam. 

É preciso saber procurar o momento de calar, de ouvir, de compreender e se possível não aconselhar sem ser solicitado. É preciso procurar, procurar sempre, aquilo que acreditamos e é neste caminho que seremos capazes alcançar a realização de nossos sonhos. Procurar acreditar naquilo que parece ser impossível é a melhor forma de abreviar a sua realização. É preciso aprender a reconhecer o que recebemos e dar-lhe o devido valor. 

Por tudo isso, vale muito a celebre frase: "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos" - Eduardo Galeano

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog 


2 comentários:

josé leonardo disse...

Parabéns Chagas. Ótimo artigo para meditar e procurar melhorar nassa vida no dia a dia.

Carlise disse...

Brilhante texto Chagas, parabéns!!!