24 de mai. de 2011

Observar e Reagir: SOS educação


Por Vera Oliveira

Dia desses, ouvi o Ministro da Educação, Fernando Haddad, dizer que nos últimos 20 anos o Brasil negligenciou a educação. Equivale a dizer que os dois últimos governos do período pós-ditadura, Lula e Fernando Henrique, não deram à educação a importância devida. E deveriam. 

Fernando Henrique por ser um homem das letras, professor emérito da Universidade de São Paulo, conferencista, com passagem pelo exterior, onde lecionou em Paris, o que não é pouca coisa para um brasileiro e Lula por ser o homem do “nunca antes na história deste país”. Sabemos, mas não é demasiado repetir, que só através da educação podemos evoluir e prosperar. E não se aprende de uma hora para outra. Leva tempo, por isso tem que começar desde cedo com as crianças. 

Só pra lembrar também, que a educação infantil vai muito além de fazer continhas e aprender a ler; conhecer a história oficial, cheia de dedos; a geografia exuberante deste país continente e copiar da internet o trabalho de pesquisa exigido pelo conteúdo curricular. Educar tem que ser muito mais do que isso. Significa formar cidadãos. Educar é dar exemplos e bons exemplos, educar é se importar. E aonde a gente pratica tudo isso? Na escola. Daí a importância da escola e dos professores, é claro. 

Pois bem, vira e mexe a gente escuta histórias escabrosas envolvendo escolas, professores e alunos. Relatos de crianças armadas em sala de aula, portando drogas e até fazendo sexo nas dependências de escolas. O SBT Repórter da semana passada abordou esse assunto. E eu que sempre estudei em escola pública, jamais poderia imaginar, que um dia, essas coisas pudessem acontecer dentro de uma escola ou no entorno dela sem que nenhuma autoridade, ou parte envolvida, tomasse uma atitude. 

Sou do tempo em que havia disciplina nas escolas. Aluno usava uniforme. Na semana da pátria, guardava, no palanque da praça, o pavilhão nacional e marchava garboso no 7 de Setembro. Estudei Filosofia no 1° grau da Escola normal em Pinheiro Machado (Filosofia deveria ser cadeira obrigatória, mesmo no ensino fundamental, se é que se pretende ensinar a pensar e desenvolver o raciocínio crítico). Sou de um tempo remoto, onde, de um modo geral, professor se importava com aluno e aluno respeitava professor. Sou desse tempo, Ministro.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog 

9 comentários:

Paulo Fernando da Silva Martins disse...

Parabéns Vera, concordo com tudo o que tu escreveu, mais a escola não o úncico local onde as pessoas aprendem como viver em comunidade, a familia também tem obrigação de ensinar como devemos nos relacionar com outras pessoas, a escola talvez não tenha tanta força de transformar aquilo que já vem pronto de casa.

EVERALDO PIRES disse...

isso é uma grande verdade,estudei na escola 2 de maio,semtiamos orgulho de desfilar no 7 de setembro.agora nem os professores se preocupam com isso,muitos alunos nem o hino sabem cantar,nem sequer sabem oque é semana da patria.

Anônimo disse...

Naquele tempo se marchava batendo "os pés" e não "os pé" e nós iamos para a Praça e em momento "nóis fumo" até lá. Praq ue nós aprende a cantá o ino?
(Nova ortografia, de acordo com o MEC)

mourajr@supersul.com.br disse...

E o que dizer da Cartilha, 500 mil exemplares, que o MEC mandou distribuir nas escolas públicas brasileiras, com flagrantes erros de português? Em qualquer país civilizado o Ministro já teria sido demitido no outro dia...

Anônimo disse...

Vera, concordo plenamente contigo e digo mais, "nóis" somos de uma época, graças e Deus, em que alunos respeitavam pais e professores, que a escola era a continuação do lar.

Anônimo disse...

O tempo passa, não volta mais!... Saudades!... Que saudades desse tempo, que relatas, o tempo da decoreba,o tempo da música na escola, do teatro,da tabuada, da caligrafia, enfim ... Aprendíamos, respeitávamos,e sabíamos nos comportar em lugares como o Teatro Municipal e nas horas cívicas.
Em tempo: parece que a Filosofia é uma das disciplinas do Ensino Fundamental. Ainda bem!

Anônimo disse...

Eu também sou do tempo q professor era respeitado,autoridade na comundade...mas hoje infelizmente não é assim eu sou professora da rede municipal...nem alunos nem administração nos respeitam mais.Só observar como está o quadro caótico pós concurso para preenchimento de vagas da rede.

Anônimo disse...

Isso tudo sem falar no tal do ECA. Antes o professor ensinava sem medo, isso mesmo sem medo, hoje se acontece algo como um simples agarrar em um braço de um aluno para faze-lo sentar, la vem o tal do ECA, que serve só para formar marginais em todo o país, a familia e os professores não tem mais o direito de ensinar nossa crianças, depois querem que os ensinem na base de ALGEMAS quando maiores de idade. QUE PAÍS MAIS ATRASADO É ESTE!!!

Anônimo disse...

A PROPOSITO, TIGO FAÇA UMA ENQUETE PARA VER SE OS RESPONSAVEIS PELOS SEUS FILHOS CONCORDAM EM QUE O ECA SEJA TÃO EFICAIS EM EDUCAR SEUS FILHO MAIS DO QUE O ENSINO EM FAMILIA.