29 de mai. de 2011

Pirâmide Invertida: A política da região debatida no espaço virtual


Por Nadiane Momo

A política de forma geral, sempre esteve presente na vida da sociedade e, a partidária ainda mais, sendo a responsável pelo desenvolvimento dos municípios, Estados e União, atingindo o coletivo e o individual, nas questões de educação, saúde, infraestrutura, entre outras. Porém, percebe-se que as discussões deste cunho, pertenciam a uma minoria, caracterizada pelos envolvidos diretos, líderes políticos e, trancafiava-se nos gabinetes e diretórios partidários. 

Com a evolução da internet, especialmente nos últimos dez anos as discussões, análises e opiniões se exacerbaram e alcançaram a esfera virtual. Mais precisamente, com a proliferação os blogs e consequente divulgação das ações públicas, os internautas passaram a interagir com a notícia, exporem opiniões e, de certa forma, que pode ser até pretensiosa, influenciarem na vida política de uma cidade. A política da região vem sendo debatida como nunca nestes espaços. 

Os principais blogs de notícias de Candiota e Pinheiro Machado, Teclando 7 e Eigatimaula respectivamente, expressam esta característica e tornaram-se veículos democráticos, onde não importa quem está escrevendo ou porque razões os comentários e sim, o que está sendo dito e quais as consequências. Enfim, é a vez dos anônimos terem a voz e vez. Eu defendo o anonimato porque a perseguição por parte de alguns políticos existe sim e uma opinião, mesmo nesta “democracia” que vivemos, pode ser responsável até mesmo pela perda de um emprego. 

O anonimato vem sendo criticado como “máscara”, e é claro que há quem o use por benefício próprio ou com irresponsabilidade, mas há de se convir que por traz da ausência da assinatura, há um cidadão que elogia ou que critica um governo ou agente político e que principalmente, é um cidadão que VOTA!!!. 

Este ano de 2011 que precede eleições municipais que são as que mais envolvem a comunidade, já apresenta indícios que 2012 as disputas serão acirradas. As discussões saíram de grupos isolados e alcançaram o virtual – graças a iniciativa de blogueiros como Pablo Lima e Tiago Fagundes, onde muitos até então leigos ou descomprometidos com a política, podem ver a real avaliação dos governos e seus candidatos, podem “medir a temperatura” da opinião pública, sem ideologias, analogias ou relações de poder, muitas vezes imbricada em outras formas de divulgação. 

Entendo essa possibilidade como um avanço benéfico da tecnologia e democracia. Onde a opinião é justa e bem-vinda. Considero que todos os comentários, postagens, e demais manifestações dos blogueiros e internautas, não podem ser vistas com indiferenças por quem pretende uma eleição ou reeleição. Seria no mínimo complicada a rejeição de uma nação de usuários de internet que VOTA!!!. 

Um exemplo interessante foi dado no início deste mês de maio, quando um amigo meu criou no Orkut uma comunidade chamada Renovação no Legislativo Candiotense e eu aderi a “campanha”. A proposta não é radical de entendermos que os nove edis devem sair e outros nove entrarem, mas que de forma geral haja ressignificação no trabalho Legislativo. Eu, você, trabalhamos em nossas funções e temos que constantemente nos atualizarmos não é mesmo? Revermos práticas, conceitos e objetivos para não sermos “engolidos” por um mercado que não tem dó nem piedade nas escolhas que faz e que exige aprimoramento. 

Então, porque alguns edis de Candiota, de Pinheiro Machado, ou de qualquer cidade do Brasil devem ficar acomodados em uma “zona de conforto” atuando de forma burocrática no primeiro, segundo, terceiro ou décimo mandato?! Claro que se conhecem exceções e, elas podem chegar a maioria, onde uma Casa Legislativa pode ser composta por excelentes representantes do povo. Mas, sabe-se que não é unanimidade e vamos deixar de hipocrisia. 

Enfim, os títulos são dados a quem sentir-se merecedores dos chapéus. O fato é que esta “movimentação” alcançou no Teclando 7, o tópico da mais comentado desde o lançamento do blog há dois anos. Claro que alguns viáveis, outros ridículos, porém, 152 pessoas que VOTAM comentaram, mesmo anônimas. Em Pinheiro também foi criado um Orkut neste sentido e, estas ações ratificam a minha observação que a internet vem se tornando um espaço merecedor de atenção e capaz de prover significativas mudanças a vida pública, especialmente de cidades pequenas como a s nossas!!!

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Nenhum comentário: