Nesses dias que nos separam da Semana Farroupilha, em especial do desfile de cavalarianos, torna-se inevitável que tal assunto venha à tona, ocasionando algumas discussões e especulações, o que é extremamente salutar para que tenhamos um grande evento.
Em determinado ponto de uma conversa dessas relacionadas ao desfile de cavalarianos, tentamos fazer um retrospecto de temas que já foram apresentados pelos mais diversos piquetes filiados ao CCTG Lila Alves e que são os verdadeiros responsáveis pela grandiosidade desse evento. Lembramos das oportunidades em que foram apresentados temas relacionados a Erva Mate, Fardas da Brigada Militar, Lanceiros Negros, Idade do Couro, Nossa Senhora da Luz, Sepé Tiaraju, Teixeirinha, A Maçonaria na Revolução Farroupilha, Semana Farroupilha, Ressurreição, Lidas Campeiras, Cavalhadas e Símbolos do Rio Grande.
Algumas homenagens também foram efetuadas com grande sucesso, como Cesar Passarinho, Aureliano de Figueiredo Pinto, Gargione Avila e Sandra Peraça.
Não restam duvidas de que vários temas apresentados e alguns homenageados nos desfiles de cavalarianos não foram citados aqui, mas o que se pretendeu foi lembrar o máximo, pois se constitui um acervo cultural muito bonito, cabendo até mesmo a sugestão, de que seja organizada, quem sabe para breve, porque não pelo Departamento
Cultural do CCTG Lila Alves, uma exposição durante a Semana Farroupilha, demonstrando com fotos, todos os temas já apresentados, identificando o ano, e o Piquete que apresentou.
Pelo pouco que tomei conhecimento, este ano deverá, novamente, ser marcado pelo zelo à autenticidade e apresentará importantes aspectos culturais, levando a crer que marcará mais um ano de belíssimo desfile encerrando nossa Semana Farroupilha. Encerrando é uma maneira de dizer, pois isto somente se concretiza na sede social do CCTG Lila Alves, em ato cívico realizado no dia 20 de setembro, creio que às 18h, quando são arriados os pavilhões naquela instituição, ao passo que, na praça Angelino Goulart, os pavilhões são arriados sem qualquer solenidade, o que evidencia que a Semana Farroupilha em nossa cidade só tem sua finalização no CCTG Lila Alves.
Ainda sobre a Semana Farroupilha, mantivemos contato com o patrão do CCTG, Jorge Melo, quando tomamos conhecimento de que não há mais mesas para serem locadas durante o evento, o que indica o sucesso que deverá ser, em termos de público, o período de 12 a 20 de setembro na sede social.
Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Nenhum comentário:
Postar um comentário