26 de jan. de 2012

Autoridades prestigiam Feovelha 2012

Autoridades do Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado estiveram presentes na tarde desta quinta-feira, 26, no Parque Charrua, prestigiando XXVIII Feovelha. Circularam pelo Parque Charrua o Secretário Estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas Afonso Antunes da Motta, o Prefeito Municipal de Pinheiro Machado José Antônio Duarte Rosa e o Presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado Jackson Cabral.

Durante visita ao Parque, o Secretário Motta lembrou que esta era a quarta vez que participava da maior feira de ovinos do Rio Grande do Sul e destaca a referência da Feovelha enquanto evento mobilizador da cadeia produtiva. “Os diferentes espaços agregam valores que qualificam a feira. “Percebemos um reconhecimento nacional em relação a qualidade da carne ovina, que é uma iguaria”, disse. O secretário entende que a criação de linhas de crédito para que os produtores retenham as matrizes a fim de aumentar e melhorar a qualidade do rebanho, abre novos rumos para a ovinocultura no Estado. “Antigamente se pensava muito no comercio da lã, a carne era vista em um contexto de precariedade. O mercado hoje reconhece a qualidade dos produtos, e é preciso que se invista em ações de marketing para aumentar o consumo no Brasil”, explica.

O Prefeito de Pinheiro Machado José Antônio Duarte Rosa, esclarece que a recente redução do rebanho pinheirense é uma situação reversível. Para ele, o pastoreio é uma atividade que integra e mantém o homem no campo. “Temos muita expectativa em relação a carne, desejamos que os produtores façam bons negócios e saiam com uma boa impressão do nosso município”, afirma.

O presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado Jackson Cabral, destaca que a Feovelha é um evento consagrado e o maior do país na oferta de ovinos, destacando inclusive o fato de o menor número menor de animais ofertados na Feovelha neste ano ser positivo, servindo como um sinal de que os produtores estão segurando as matrizes para aumentar e melhorar o rebanho no campo. “Temos uma carne que é considerada uma relíquia”, disse o vereador. Cabral destaca ainda que importantes demandas do setor serão encaminhadas ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, no próximo sábado.

Calvin Da Cas Furtado
Assessoria de Imprensa - Laruê Agência
Foto: Carlos Eduardo Nogueira