9 de abr. de 2012

Trânsito e Legislação - Significado das siglas automotivas




Por Victor Duarte

Todo o dia acompanhamos os lançamentos das montadoras e entre tantos itens sempre observamos as siglas e quando perguntamos o que significam raramente alguém da uma explicação convincente. Para tentar ajuda-los fiz uma pesquisa das siglas universais e por montadora.

GL – Gran Luxo

GLS – Gran Luxo Super

CD – Comfort Diamond

CL – Comfort Luxe

CS – Comfort Super

CSL – Comfort Super Luxe

EFI – Electronic Fuel Injection, ou injeção eletrônica de combustível

ELX – Electronic Luxe Extra

EX – “E” de Economic (econômico), “X” indicando itens de conforto.

GHIA – De Studio Ghia, famoso estúdio italiano de estilo. Pertence hoje à Ford, que a usa nas versões mais luxuosas

GLX – Gran Luxo Extra

GSI – Gran Super Injection

GT – Gran Turismo GTI – Gran Turismo Injection

GTS – Gran Turismo Sport

HGT – High Grand Tourism

HLX – High Luxury (alta luxo)

L – Luxo

LS – Luxo Super

MPFI – Multipoint Fuel Injection (injeção eletrônica multiponto)

MPI – Multipoint Injection

S – Super

SLX – Super Luxo

SUV – Sport Utility Vehicle

SW – Station Wagon

XLT – Extra Luxe Total

FERRARI GT — Gran Touring - GTA — Gran Touring Automatic

FIAT SX — Standard Extra

EX — Extra

ELX — Elegance Extra

HLX — High Level Extra

HGT — High Gran Tourism

CHEVROLET DLX — De Luxe GL — Gran Luxe GLS — Gran Luxe Sport CD — Confort Diamond Executive — Executivo Wind — Vento

FORD

L — Luxe XL — Extra Luxe XR — Experimental Research XLT — Extra Luxe Total GL — Gran Luxe GLX — Gran Luxe Extra Ghia — Assinado pelo estúdio de design italiano homônimo

HONDA LX — Luxe EX — Executive

MITSUBISHI

L — Luxe GL — Gran Luxe GLS — Gran Luxe Sport

RENAULT RL — Ranking Low RN — Ranking Normal RT — Ranking Top RXE — Ranking Extra

O que significam as siglas HLX, EX, ELX e SX?

HLX – High Luxury – versão de alto luxo, com conteúdos extras de conforto e segurança.

EX – Economic – versão econômica, com conteúdos extras de conforto e segurança.

ELX – Elegant – versão elegante, com conteúdos extras de conforto e segurança.

SX – O ‘S’ indicará sempre a primeira versão da gama de modelos.

MOTORES

OHV — Over Head Valve (Válvulas no cabeçote): Nesse sistema as válvulas tem o eixo de comando montado diretamente no bloco do motor. É o menos eficiente, pois sua concepção não permite altas rotações e necessita de regulagens constantes. Foi aposentado nos motores à gasolina, mas ainda é utilizado nos motores diesel.

SOHC — Single Over Head Camshaft (árvore única de comando de válvulas): aqui as válvulas são montadas no cabeçote, direcionando a aspiração de ar para um lado e o escape de gases para outro. É mais silencioso que seu antecessor e dispensa regulagens frequentes. É o siste-ma encontrado em carros como o Corsa, o Gol e o Palio, com motores de oito válvulas.

DOHC — Double Over Head Camshaft (Eixo duplo de comando de válvulas): seu funciona-mento é parecido com o SOHC. A diferença é os dois eixos de comando independentes para admissão e escape, proporcionando o máximo de rendimento da queima e permitindo rotações mais altas. Isso se traduz em melhor desempenho. É utilizado em veículos com motor mais potente, ou com mais de duas válvulas por cilindro, como o Audi A8 e o Gol Turbo 1.0 16V.



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3 comentários:

Anônimo disse...

Victor, meu carro é LX e não aparece em suas siglas ???

Anônimo disse...

victor tem como falar sobre a diferença do motor AP para o CHT?
grande abraço

Victor Duarte disse...

Os veículos que usam a sigla LX são New Fit da Honda, quase todos os modelos da Fiat, Verona e Taurus da Ford, Kia Sportage, Chrysler, Cherokee, e quer dizer luxo, mas dependendo da montadora os opcionais são diferentes, não há uma regra geral. Quanto a diferença dos motores responderei com um novo artigo, pois a resposta seria muito extensa e não sanaria suas dúvidas.