Todo o dia acompanhamos os lançamentos das montadoras e entre tantos itens sempre observamos as siglas e quando perguntamos o que significam raramente alguém da uma explicação convincente. Para tentar ajuda-los fiz uma pesquisa das siglas universais e por montadora.
GL – Gran Luxo
GLS – Gran Luxo Super
CD – Comfort Diamond
CL – Comfort Luxe
CS – Comfort Super
CSL – Comfort Super Luxe
EFI – Electronic Fuel Injection, ou injeção eletrônica de combustível
ELX – Electronic Luxe Extra
EX – “E” de Economic (econômico), “X” indicando itens de conforto.
GHIA – De Studio Ghia, famoso estúdio italiano de estilo. Pertence hoje à Ford, que a usa nas versões mais luxuosas
GLX – Gran Luxo Extra
GSI – Gran Super Injection
GT – Gran Turismo GTI – Gran Turismo Injection
GTS – Gran Turismo Sport
HGT – High Grand Tourism
HLX – High Luxury (alta luxo)
L – Luxo
LS – Luxo Super
MPFI – Multipoint Fuel Injection (injeção eletrônica multiponto)
MPI – Multipoint Injection
S – Super
SLX – Super Luxo
SUV – Sport Utility Vehicle
SW – Station Wagon
XLT – Extra Luxe Total
FERRARI GT — Gran Touring - GTA — Gran Touring Automatic
FIAT SX — Standard Extra
EX — Extra
ELX — Elegance Extra
HLX — High Level Extra
HGT — High Gran Tourism
CHEVROLET DLX — De Luxe GL — Gran Luxe GLS — Gran Luxe Sport CD — Confort Diamond Executive — Executivo Wind — Vento
FORD
L — Luxe XL — Extra Luxe XR — Experimental Research XLT — Extra Luxe Total GL — Gran Luxe GLX — Gran Luxe Extra Ghia — Assinado pelo estúdio de design italiano homônimo
HONDA LX — Luxe EX — Executive
MITSUBISHI
L — Luxe GL — Gran Luxe GLS — Gran Luxe Sport
RENAULT RL — Ranking Low RN — Ranking Normal RT — Ranking Top RXE — Ranking Extra
O que significam as siglas HLX, EX, ELX e SX?
HLX – High Luxury – versão de alto luxo, com conteúdos extras de conforto e segurança.
EX – Economic – versão econômica, com conteúdos extras de conforto e segurança.
ELX – Elegant – versão elegante, com conteúdos extras de conforto e segurança.
SX – O ‘S’ indicará sempre a primeira versão da gama de modelos.
MOTORES
OHV — Over Head Valve (Válvulas no cabeçote): Nesse sistema as válvulas tem o eixo de comando montado diretamente no bloco do motor. É o menos eficiente, pois sua concepção não permite altas rotações e necessita de regulagens constantes. Foi aposentado nos motores à gasolina, mas ainda é utilizado nos motores diesel.
SOHC — Single Over Head Camshaft (árvore única de comando de válvulas): aqui as válvulas são montadas no cabeçote, direcionando a aspiração de ar para um lado e o escape de gases para outro. É mais silencioso que seu antecessor e dispensa regulagens frequentes. É o siste-ma encontrado em carros como o Corsa, o Gol e o Palio, com motores de oito válvulas.
DOHC — Double Over Head Camshaft (Eixo duplo de comando de válvulas): seu funciona-mento é parecido com o SOHC. A diferença é os dois eixos de comando independentes para admissão e escape, proporcionando o máximo de rendimento da queima e permitindo rotações mais altas. Isso se traduz em melhor desempenho. É utilizado em veículos com motor mais potente, ou com mais de duas válvulas por cilindro, como o Audi A8 e o Gol Turbo 1.0 16V.
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3 comentários:
Victor, meu carro é LX e não aparece em suas siglas ???
victor tem como falar sobre a diferença do motor AP para o CHT?
grande abraço
Os veículos que usam a sigla LX são New Fit da Honda, quase todos os modelos da Fiat, Verona e Taurus da Ford, Kia Sportage, Chrysler, Cherokee, e quer dizer luxo, mas dependendo da montadora os opcionais são diferentes, não há uma regra geral. Quanto a diferença dos motores responderei com um novo artigo, pois a resposta seria muito extensa e não sanaria suas dúvidas.
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