22 de abr. de 2010

Buscando Rumos: Cacimbinhas existiu, sim senhor!


Por Luiz Henrique Chagas da Silva

Se falamos na semana passada sobre a descoberta e prisão de um assassino autor de vários homicídios, corre agora a noticia de que o preso cometeu suicídio na prisão. Não precisa nem explicar que o Delegado e os Agentes Policiais da localidade responderão, até mesmo como suspeitos de prática de crime, embora os outros presos esclareçam os fatos.

Hoje os jornais noticiam que em Minas Gerais três jovens mataram um homem e arrancaram-lhe a cabeça e desfilaram pela vila com a cabeça da vítima, inclusive chegando em um bar, comprando cachaça e derramando a bebida na cabeça da vítima. Fala-se mais ainda, um estudante de direito e uma médica, em outra localidade do Brasil, arrancavam a cabeça das vítimas da sua quadrilha, que por sinal, dizem que é constituída também por dois policiais militares. Onde vamos parar? E ainda assim, a progressão de pena segue sem ser sequer estudada para venha sofrer uma alteração, visando que estes crimes não sejam beneficiados pela Lei.

Mas, vamos trocar de assunto, afinal, estamos chegando ao inicio das comemorações da Semana do Município, exatamente do dia 26 de abril, próxima segunda-feira. Pois bem, no dia 25 de abril, a Loja Maçônica Luz e Ordem II Nº 16, de Pinheiro Machado, estará completando 104 anos de sua fundação e, inserida nos festejos municipais, a Maçonaria pinheirense estará realizando, na segunda-feira, a partir das 20h, uma sessão especial aberta ao público, oportunidade também que estará sendo homenageado o Maçon Laudelino Cunha de Moura, homem público, ex-prefeito, ex-vereador, com envolvimento direto em diversos movimentos sociais da comunidade pinheirense, além de ser um dos mais antigos maçons de nossa Loja.

Pinheiro Machado chega aos seus 132 anos de emancipação política e, por incrível que pareça, ainda existem pessoas que acham que “Cacimbinhas” é um folclore, que não existe e não existiu município algum com esse nome. Recentemente, pelo que me foi informado, um cidadão, na capital do Estado, ao proferir uma palestra, referiu-se a isto, dizendo desconhecer completamente a existência de um município gaúcho que tivesse tido o nome Cacimbinhas.

Se de um lado temos munícipes que prezam, admiram, defendem o nome Pinheiro Machado, existem também aqueles que são defensores do retorno ao nome original, Cacimbinhas. Até não sei se a realização de um plebiscito para decidir quanto a troca de nome do nosso município, apresentaria um resultado elástico em favor de qualquer um dos nomes.

Para refletir: !O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio." Khalil Gibran

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Nenhum comentário: