20 de abr. de 2010

Em Cima do Lance: Vamos correr?


Por Julio Peraça

Uma atividade comum em nossa cidade é a famosa “corrida na faixa”, percurso realizado entre os trevos que dão acesso ao município. E como tenho casa próxima a esse local, há anos observo a movimentação das pessoas indo e vindo, principalmente à tardinha.

Mas creio eu que a maioria dos praticantes não sabe dos benefícios que essa atividade pode lhes trazer. Diminuição do peso corporal, controle dos níveis de colesterol e aumento da capacidade cardiorrespiratória são alguns indícios de que correr é realmente ótimo para a saúde.

Mas não se pode esquecer que para iniciantes é sempre importante fazer uma avaliação física e um exame médico antes de começar a se exercitar. Também é essencial que o praticante faça alongamento antes e depois da atividade. Antes para preparar as fibras musculares e depois para o relaxamento das mesmas.

Além das vantagens citadas acima, dar aquela corridinha é uma boa para bater um papo com os amigos, observar a natureza e até mesmo se preparar para a meia maratona da cidade, que ocorre sempre na semana do município, em maio.

O importante mesmo é deixarmos o sedentarismo de lado e praticarmos alguma atividade física que nos dê prazer. “Correr na faixa” pode ser uma boa alternativa, mas é importante lembrar que terrenos como asfalto podem prejudicar as articulações e causar lesões. Portanto, se possível, opte por um tênis apropriado para essa atividade, pois estes auxiliam diminuindo o impacto.
Seus joelhos agradecem.

Boa corrida a todos!

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Um comentário:

Débora Silveira disse...

bem lembrado colega! temos q ver as vantagens e as possíveis desvantagens que trazem a famosa corrida ou caminhada na faixa, e uma da desvantagns mais visíveis é realmente a do impacto sofrido por nossas articulações tanto joelho, tornozelo como da própria coluna por isso o conselho estremamente importante dado pelo nosso amigo e prof. Júlio, usar sempre tênis com algum tipo de amortecedor!! parabéns colega ótima matéria!