26 de ago. de 2010

Buscando Rumos: Obrigatoriedade no ar

Por Luiz Henrique Chagas da Silva

“Em Brasília, 19 horas...” Eu, você, nossos pais, enfim, todos aqueles que ainda gostam de ouvir rádio, conhecem bem a frase acima. Não sei bem quando foi criada e tão pouco quando foi tornada obrigatória, sei apenas que não deve corresponder aos tempos democráticos deste país.

Respeito a opinião daqueles que gostam e que até escutam, mas obrigar todas as emissoras de rádio a transmitir a “Voz do Brasil” poderia ter até alguma explicação em tempos remotos, mas hoje, temos a TV Câmara, TV Senado, internet e outros tantos meios de comunicação capazes de divulgar todas as ações governamentais nas três esferas de poder, sem contar o que gastam com as ditas “publicações oficiais”.

Entendo que a obrigatoriedade da transmissão de um programa emanado do governo é sim uma forma de agressão ao direito democrático daqueles que trabalham com rádio, eis que nós, ouvintes, ainda temos o direito de desligar o rádio e partimos então para a televisão.

Piorou! Está na hora da “Propaganda Eleitoral Gratuita”, quando será que vão revogar esta maldita Lei 9.504/97. Que propaganda gratuita? Gratuita para os que exploram os meios de comunicação, pois os partidos políticos gastam milhões com tais programas e o que é pior, raramente falam a verdade. Invadem a privacidade dos nossos lares, nos obrigam a desligar o televisor ou colocar no “mute” (mudo).

Que a legislação já avançou um pouco razoável em relação a anos anteriores, especialmente ao uso do bem público em propaganda política, isso é inegável. Via-se em praticamente todas as cidades uma verdadeira poluição visual, com colocação de cartazes nos lugares mais incomuns possíveis, invadindo as vias públicas, sinalizações de transito, etc.

Mas resta provado que ainda há muito a ser feito. É preciso que o poder econômico de poucos não seja preponderante na divulgação de idéias e planos de governo e que estes, uma vez divulgados, sejam cobrados ao final do mandato pelos órgãos fiscalizadores, tornando-se, o não cumprimento, fato de inelegibilidade para o próximo pleito. Que os meios de comunicação tenham que disponibilizar somente um horário gratuito ao dia, e que estejam impedidos de vender outros espaços.

A cada minuto, uma propaganda, e a cada propaganda, uma vergonha. Temos candidatos que são uma verdadeira sacanagem e que parecem que só querem aparecer na televisão, pois não acredito que se julguem capazes de ser eleitos e de realizar algum trabalho eficiente para o povo. Aliás, o povo é o que menos importa.

Para Meditar:
"O Homem é o único animal que pode permanecer, em termos amigáveis, ao lado das vitimas que pretende engolir, antes de engoli-las." S. Butler

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

2 comentários:

Anônimo disse...

Assino embaixo, sem ressalvas.

Niaia disse...

Concordo contigo Chagas.
Mas, o pior é saber que ainda existem pessoas que caem na lábia dos políticos e, como as propagandas mostram, trocam escolas para seus filhos por uma dentadura.
E se vivemos em democracia, como entender a obrigatoriedade da "Voz do Brasil"?
Contraditório não!?
Existem tantas leis a serem revogadas ou reestruturadas, mas quem dá bola pra isso não é mesmo??? Eleição é de 4 em 4 anos.
Interessante é que conforme Lei, cidadãos de 16 anos já podem "contribuir" com o voto democrático, porém se cometer algum crime, automaticamente torna-se menor de idade e não pode ser punido.
???????????????????????????????????