31 de ago. de 2010

Em Cima do Lance: Futebol pinheirense

Por Julio Peraça

Cresci ouvindo meu pai comentar da qualidade dos jogos de futebol em Pinheiro. Falava que aos finais de semana, os campos ficavam lotados de torcedores para assistir os tradicionais times da cidade atuarem. Pois fui crescendo e, com o passar dos anos, comecei a acompanhar os tais enfrentamentos citados por ele.

Principalmente em PM, as partidas de domingo são uma forma de lazer para aqueles que trabalham durante a semana, só que às vezes, essa atividade pode ser “perigosa”. Há alguns anos, vejo sempre as mesmas figuras distribuírem botinadas e colocando em risco a condição física dos adversários. Não sei se o que meu pai comentava era mais uma daquelas histórias de jogadores ou se os duelos citadinos tomaram outro rumo. Infelizmente, presenciamos até ameaças de morte em meio aos confrontos. Lamentável.

Por outro lado, houve mais dedicação e organização daqueles que se consideram dirigentes, trazendo jogadores de fora da cidade para acrescentar qualidade às equipes. Mesmo assim, a “safra” dos botineiros insiste em aparecer e prejudicar aqueles que têm capacidade de fazer bonito dentro das quatro linhas e abrilhantar um pouco o nosso futebol, outrora mais valorizado.

Acho, também, que a falta de segurança atrapalha para que possamos ter um campeonato organizado, mas isso é situação que pode ser contornada com a ajuda de todos. Mas quem sabe um dia eu ainda possa ver o futbeolzinho de final de semana ser mesmo para o lazer dos que assistem e, principalmente, dos que participam do embate.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog


Nenhum comentário: