
31 de ago. de 2010
Em Cima do Lance: Futebol pinheirense

Prefeito de Pinheiro defende planejamento estratégico para o saneamento básico
Em material produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pinheiro Machado, o prefeito Luiz Fernando Leivas, faz uma análise sobre a questão do saneamento básico da cidade - problema histórico não só de Pinheiro, mas de praticamente todas as cidades da região, com exceção de Candiota, que possui praticamente 100% da área urbana saneada.
Conforme o material, o governo encaminhou para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei alterando o Plano Plurianual (PPA), incluindo ações para criar os planos Ambiental, Diretor, de Habitação de Interesse Social e o de Saneamento. O prefeito Luiz Fernando Leivas defende que é necessário fazer um planejamento estratégico que defina para os próximos anos o processo de desenvolvimento urbano e o aprimoramento dos serviços públicos, como fornecimento de água e esgotamento sanitário, buscando a sua universalização, ou seja, o pleno atendimento à toda população.
“A falta de planejamento estratégico determinou o atraso do nosso município e a baixa qualidade de serviços públicos prestados à comunidade. Quando eu cheguei na Prefeitura, não encontrei nenhum projeto. E tomei a decisão de apostar nesta área, onde dediquei grande parte do meu tempo de trabalho. O resultado é que hoje estamos recebendo recursos na ordem de R$ 3 milhões e os projetos do PAC, voltados para o saneamento básico e pavimentação de ruas, que chegam a mais de R$ 12 milhões”, reforça, dizendo ser algo inédito na história de Pinheiro Machado.
Para tanto, ele considera que fazer planejamento na área de saneamento básico é fundamental para dar uma qualidade de vida melhor para todos. “Considero que investimento em saneamento tem reflexo direto na saúde das pessoas. Portanto iremos fazer até o final deste ano todos estes planos para os próximos 25 anos. Porque não adianta pensar pequeno e de forma isolada, todos estes planos se relacionam e vão potencializar as políticas públicas que queremos criar no setor”, comenta.
A situação no Brasil
O prefeito analisa que a situação do saneamento básico no Brasil melhorou substancialmente nos últimos anos quando o governo federal fez grandes investimentos em todo o País. Com o PAC 2, o governo quer investir cinco vezes mais do que já investiu nos últimos anos e nesta fase do PAC serão atendidos os municípios com menos de 50 mil habitantes, que o caso de Pinheiro.
A partir da promulgação da Lei 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, passa a existir o marco regulatório do saneamento no Brasil que tem como príncipios a universalização do acesso, abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente; disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado; transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios institucionalizados; controle social; integração das infra-estruturas e serviços com a gestão eficiente dos recursos hídricos.
“Em Pinheiro Machado, o esgoto corre a céu aberto em vários pontos da cidade. Eu mesmo disse isso durante a campanha eleitoral e estou determinado a buscar uma solução definitiva para isto. Primeiro temos que planejar e segundo, temos que envolver a todos, a participação da sociedade será fundamental. E agora temos um marco regulatório, portanto saneamento se faz com legislação, com planejamento e recursos, porque são obras de grande vulto. O serviço da água por exemplo, eu só assino o convênio com a Corsan depois de fazer o plano de saneamento e ouvir a comunidade e ter as garantias dos investimentos para universalizar o acesso à água e esgoto sanitário para todos”, destaca.
Por fim, Leivas criticou usar fatos isolados para atacar a questão do saneamento na cidade. “Tem gente, que acha que ir para a imprensa e dizer que há um ponto na cidade com problema, que está assim fazendo propostas para saneamento. É um comportamento ridículo. Se faz saneamento básico com políticas públicas e com recursos”, finaliza.
Censo já visitou 40% dos pinheirenses
Até a última sexta-feira, foram recenseadas 5248 pessoas, de um total estimado de 13152. Em número de domicílios, o percentual estimado aumenta: das possíveis 3985 residências, 1927 já receberam a visita do censo, o que representa 48%.
Os dados são atualizados constantemente pelo IBGE e apontam que Pinheiro Machado está dentro da média em relação ao andamento no RS e um pouco atrás ao restante do Brasil. No RS, já foram recenseadas 40% dos moradores e 44% das residências, enquanto no Brasil, o número é um pouco maior: 48% de pessoas visitadas e 47% de residências.
Leco volta a liderar governo na Câmara de Pinheiro Machado
O prefeito Luiz Fernando Leivas convidou o vereador petista Alex Sandro Duarte, o Leco para liderar novamente o governo na Câmara. Ele aceitou o convite. A decisão aconteceu na última semana durante uma visita do vereador e do presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, PT, José Moacir da Silva (Barbicha) ao gabinete do prefeito. Nesta semana será enviado comunicado à Câmara a respeito do assunto.
Leivas acredita que Leco sendo um vereador do PT, tem legitimidade para defender os projetos do Governo. “A primeira fase do governo foi de dificuldades, herdamos muitos problemas e enfrentamos a crise econômica, mas agora vamos para a fase de afirmação dos projetos”, salienta, destacando a conquista de muitos projetos em diversas áreas.
O prefeito acrescenta ainda que o diálogo com os vereadores sempre foi muito importante e que ao reassumir a liderança, o vereador Leco participará de maneira mais intensa das ações do governo, auxiliando no melhor desenvolvimento do município.
O presidente municipal do PT comenta que o momento atual é favorável ao partido. José Moacir diz que as pesquisas indicam boas perspectivas tanto no Estado quanto em nível federal. “A vitória será de fortalecimento dos projetos em âmbito nacional e isso vai favorecer nosso município”, destaca.
Leivas, que também se mostra otimista em relação às eleições, agradeceu a visita dos dois líderes e relatou com convicção que o vereador vai ajudar a construir um governo de coalização, onde a oposição deve e pode ajudar na construção de uma cidade melhor para todos.
Mesa diretora da Câmara
O prefeito comentou que se aproxima a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Ele aposta num período de maior diálogo e na aproximação dos vereadores ao governo em relação aos projetos que visam o bem comum. Também analisa que o atual período foi muito conturbado internamente no Legislativo, pois interesses pessoais se sobrepujaram aos valores maiores do Legislativo, que é a defesa da democracia. “A prova disso foi que de forma antidemocrática foi negado ao partido de maior bancada que os seus vereadores tivessem os seus assessores, o que é também injusto, já que os cargos foram criados para os demais”, avalia.
Além disso, o prefeito Leivas espera que no próximo período possa ser respeitada uma tradição antiga na política brasileira, de que o partido de maior bancada possa presidir a Câmara pelo menos em um dos períodos. “Defendemos inclusive que haja um maior rodízio no Legislativo, onde poderíamos ter em uma Legislatura, quatro presidentes, ou seja, um ano para cada um. Isto equilibraria mais as relações entre os partidos, tanto de situação como da oposição”, destaca, salientando que vai procurar a bancada do PSDB para construir um governo de coalizão, juntando-se aos vereadores do PT e do PDT para aprovar projetos em prol da comunidade neste novo período.
“O vereador Leco também deve pleitear a presidência da Câmara”, diz. Para o presidente do PT, José Moacir, ao assumir a liderança do Governo, o vereador Leco poderá ser o ponto de equilíbrio, garantindo a todos os vereadores de forma igualitária a projeção de cada mandato junto à população.
30 de ago. de 2010
Pitaco: Gol contra

Cacimbinhas e União disputaram amistoso
Semana Farroupilha: Ordem do desfile
Querência
Rafael Pinto Bandeira
Xirú
Guardiões da Olaria
Curral de Pedras
Piquetes sem tema:
Pampa e Fronteira
Tropeiros de Cacimbinhas
Herança do Passado
Redomão
Posteiros de Cacimbinhas
Tropeiros da Querência
Marca do Crioulo
Arranca Macega
dos Farias
Lila Alves
Sorteio de Ingressos: Os Travessos

O Blog Eigatimaula! sorteará dois ingressos para esta festa. Para concorrer, é simples: basta postar um comentário nesta postagem entre hoje e a próxima sexta-feira, dia 03.
Os ganhadores serão divulgados aqui no blog às 20h da sexta-feira, dia 03. Participe!
29 de ago. de 2010
Pedras Altas perde e decide vaga na última rodada
28 de ago. de 2010
Semana Farroupilha em Pinheiro Machado já tem definições
Correção
27 de ago. de 2010
Sorteio de Ingressos: Resultado
26 de ago. de 2010
Prefeitura intensifica obras na zona urbana
Futsal é debatido na Câmara
Buscando Rumos: Obrigatoriedade no ar

25 de ago. de 2010
Afonso Hamm inaugura Comitê em Pinheiro Machado

Agenda de Festas
Animação: Toni Konrath/DJ Márcio Brasil
Apresentação da Invernada Sonho Farroupilha
Animação: Geração Vaneira
Animação: Discoteca Apoteose
Horário: 24h
Bailinho
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Banda Estilus/Millenium Sonorizações
Horário: 21h
Sua festa não está aqui? Colabore. Deixe um comentário ou entre em contato para que a postagem seja atualizada.
Minha Opinião - A importância do voto

24 de ago. de 2010
Amistoso na Vila Umbus
Em Cima do Lance: A importância do alongamento

Prefeitura abre duas vagas para contratos emergenciais
23 de ago. de 2010
Sorteio de Ingressos: Toni Konrath

O Blog Eigatimaula! sorteará dois ingressos para esta festa. Para concorrer, é simples: basta postar um comentário nesta postagem entre hoje e a próxima sexta-feira, dia 27.
Os ganhadores serão divulgados aqui no blog às 20h da sexta-feira, dia 27. Participe!
21 de ago. de 2010
Presidente do legislativo pinheirense lança projeto para a saúde
20 de ago. de 2010
Amistoso no domingo
Os Travessos em Pinheiro Machado

Brigada Militar intensifica as "blitz"
Festa no Bistrô
19 de ago. de 2010
Vem aí a 11ª Lida Campeira
Comunicado SiMPiM
Coluna de Quinta: Grande, graças ao inconformismo e à humildade

Somente um clube insatisfeito com a condição de segunda força estadual poderia dar o salto que o Inter deu nesta última década. Após amargar insucessos nos anos 80 e 90 e, principalmente, ter que assistir Grêmio conquistar seus maiores títulos da história, não havia outra alternativa aos colorados: era preciso transformar as “cornetas” do rival em combustível para um renascimento. O que deu resultados.
Foto: Diego Vara/ClicRBS

Ao invés de se considerar eternamente como um dos grandes do Brasil, mas sem ampliar a coleção de troféus na galeria – posição atual do Atlético-MG –, o Inter dos anos 90 deu lugar a um sentimento de resgate. E que começou exatamente por enxergar na retomada da hegemonia local o ponto de partida. “Precisamos voltar a vencer o Grêmio”, diziam os dirigentes lá no começo dos anos 2000. E venceram muitas vezes. Não apenas em campo, mas sobretudo fora dele. Gravaram na taça mais cobiçada das Américas o nome do Inter e igualaram a façanha de conquistar um campeonato mundial.
Aí, aparece o sobrenome deste segundo título da Libertadores: a humildade. Com a soberba de quem não precisava de mais na história após vencer o Barcelona, o Internacional parecia não se interessar pelos campeonatos que se seguiram. “Sou campeão do mundo”, diziam todos, de torcedores a dirigente. O time podia estar no pior momento, perdendo até para clubes do interior gaúcho, que o gravador vermelho não se cansava de repetir: “Sou campeão do mundo”.
Esta taça entregue ontem por Pelé ao capitão Bolívar só veio porque houve um momento de consciência dentro do Internacional. Mais do que conquistar a América e o Mundo uma vez, seria preciso manter-se no topo. Provar que aquilo não havia sido um fenômeno passageiro. Humildade. Para enxergar que até os maiores se apequenam quando deitam sobre o passado como prova de sua grandeza. O exemplo está logo ali, na Azenha, lembrando disso a cada dia.
Parabéns aos colorados. O futuro desta nação que sonhou com estes títulos durante anos parece ainda mais brilhante. Hoje. Basta que as lições aprendidas com o sucesso – tão importantes quanto aquelas do fracasso – estejam sempre tão vivas na memória quanto os gols de Gabiru ou Giuliano.
Operação regional da Polícia Civil faz apreensões
Foto: Fernando Tólio/Jornal MinuanoEm 48 horas da Operação Neblina, iniciada na madrugada de terça-feira, a Polícia Civil mobilizou mais de 80 agentes e 25 viaturas, para executar 16 mandados de busca e apreensão e uma prisão. A ação foi planejada com base nas investigações, denúncias via telefone, identificação de pontos de comercialização e tráfico de drogas. As batidas ocorreram em residências e bares, sempre no início da manhã, com o objetivo de surpreender os suspeitos. A atividade aconteceu em Dom Pedrito, Pinheiro Machado e São Gabriel.
O primeiro dia de operação foi concentrado no município de Pinheiro Machado. Os policiais executaram três mandados de busca, em uma residência e dois bares. Em local onde segundo a polícia funcionava um prostíbulo, foram detidas quatro pessoas. No local os agentes apreenderam 13 pedras de crack, R$ 849 em espécie, cinco cachimbos artesanais, uma seringa, três celulares e nove chips.
Durante a revista do local, os policias recolheram botijões de gás, aparelho de DVD player, um computador com monitor e um videogame, entre outros eletrônicos. Duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.
Ao fundo de outro estabelecimento, numa residência, os policiais prenderam mais um casal. Escondidos pela casa foram encontrados 14 pedras de crack e cerca de R$ 470 em dinheiro. Os policiais recolheram ainda eletrônicos, ferramentas e dois televisores de 29 polegadas. Ambos foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Os quatro indiciados estão no Presídio Regional de Bagé.
Lei para parcelamento de dívidas de habitação é sancionada
18 de ago. de 2010
Agenda de Festas
Coquetel Dançante
Animação: Júnior e Teclados
Horário: 21h
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Geração Vaneira/Discoteca Millenium
Horário: 24h
Domingo - 22/08
Bailinho
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Banda Estilus/Millenium Sonorizações
Horário: 21h
Sua festa não está aqui? Colabore. Deixe um comentário ou entre em contato para que a postagem seja atualizada.
Moradores reclamam da falta de saneamento básico

Embrapa Pecuária Sul promove sete Dias de Campo no Alto Camaquã
17 de ago. de 2010
Minha Opinião - Indignação (Parte 2)
Conheço muitas pessoas de posse que são polidíssimas e não freqüentaram os bancos escolares, outras que não possuem um centavo, mas sobra arrogância. Conheço pessoas que não precisam de documento para que a palavra dada seja mantida, enquanto outras... Um gravador é bem vindo. Tratando-se de dinheiro a memória falha completamente. Conheço pessoas que a misericórdia divina é o lhes resta, pois praticam a ideologia inversa àquela que afirmam acreditar e defender.
A única certeza que tenho na vida é que DEUS nunca erra. ELE é perfeito. Peço que me mantenha sempre no bom caminho, proteja e abençoe esta filha. Afaste-me do mal, dos falsos, dos que não O têm junto a si, dos que não O reconhecem como nosso Senhor, dos mentirosos, dos invejosos, dos enganadores, dos que não mantêm a palavra.
Você me vê Inteira no que está ao alcance dos olhos, mas onde bate o coração falta um pedaço. Nos meus lábios apagou-se o sorriso e a alegria bateu em retirada. A realidade é triste e feia. Quando batemos de frente com a realidade perdemos um pouco das nossas emoções.
Essa é a MINHA OPINIÃO sobre seres que passam nas nossas vidas: uns deixam marcas negativas, outras positivas, mas um dia reconhecerão a falta que um amigo verdadeiro faz. Valorize a pessoa que lhe quer bem durante a vida e não depois que ela se for. Diga que ama, abra seu coração, sê carinhoso e espalhe perfume e nas suas pegadas que nasçam somente flores.
Entre nós não existe perfeição e nada é cem por cento na vida, mas podemos dar o que há de melhor em nós. As coisas boas que desejares ao teu próximo é como um bumerangue que vai e retorna com a carga dobrada que você emanou.
Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog
Minha Opinião - Indignação (Parte 1)

Sou cordata, de vestir a camiseta em tudo que acredito e empreendo. Pratico a ponderação e a sensatez, sendo o fanatismo exclusivo dos ignorantes e nunca fará parte da minha vida. Não sou manipulável, nem de fácil acessibilidade no quesito ‘Maria vai com as outras’. Tenho pensamento aberto e posso aderir a tudo que faça bem ao próximo.
A indignação procede de atitudes que considero uma indigna ação.
Os mal humorados de plantão deveriam tratar-se. As pessoas que convivem comigo podem confirmar, nunca soube o que é levantar de manhã com ‘cara’ amarrada, cenho fechado, com raiva do dia, de alguém. Tudo bem que sejamos seres complexos, mas daí a soltar as ‘patas’ ou despejar seus problemas ou descontar seu descontentamento por algo em quem quer que seja, considero um desaforo. O desrespeito é perverso. Uma ação desnecessária contra quem é alvo de tal procedimento. Os justos são pessoas e não criaturas. Coadunam com a verdade por serem sinceros e esbanjam educação e classe, que trazem de parceira.
Depois de tudo isso o pedido de desculpas seria o mais conveniente. A humildade de reconhecer os erros é a derrota da arrogância que muitos teimam em manter. Dependendo se estamos tratando com ‘pessoa’ ou ‘criatura’ é que vai ser determinado o comportamento, digno ou não. Por isso que minha consciência é ‘tronquila’ e nada faço que possa me arrepender, pois dos meus princípios não abro mão.
continua...
Buscando Rumos: Outro caminho

Você já deve ter visto a frase: “Quando nascemos, ganhamos uma vida, mas muitos, muitos não sabem o que fazer com ela...” pura verdade. Usam a vida que ganharam para tentar destruir a vida dos outros; não são capazes de buscar construir um mundo melhor, sequer fazem o que é de suas obrigações, quanto mais fariam algo em prol de todos.
Vivemos numa sociedade altamente deturpada, em que os valores morais são soterrados pelos valores econômicos. Raramente vemos alguém ser julgado pelo que é, mas sim pelo que aparenta ser. A intolerância é uma constante na nossa sociedade e não é privilegio da nossa cidade, mas uma realidade praticamente mundial, pelo menos é o que indicam os noticiários.
Os homens bradam para que todos ouçam que não possuem preconceito algum, mas suas atitudes dizem exatamente o contrário. Desfilam como as pessoas mais honestas e sérias deste mundo, mas no submundo, na surdina, como diria Ney Matogrosso, “por debaixo dos panos”, suas ações estão revestidas de irregularidades. Supervalorizam suas raízes familiares como se todas as demais pessoas fossem filhos de ninguém, e o pior, não tem o menor escrúpulo em ficarem envaidecidos com isso.
É preciso, mais do que nunca, que aprendamos a observar o que está ao nosso redor. Que sejamos capazes de reconhecer o lobo em pele de cordeiro, para que não sejamos “devorados” por eles, mas, essencialmente que saibamos não usar de suas armas, mas das armas de quem acredita na humanidade, acredita no ser humano que constrói e que é capaz de, até mesmo, ignorar aqueles que almejam a destruição e o desrespeito aos seus semelhantes.
Torna-se, a cada dia, mais necessária a presença de Deus nos nossos corações para que possamos compreender os acontecimentos todos do nosso dia a dia: Caso Bruno, fortuna e fama não foram capazes de evitar que se envolvesse em um crime bárbaro e que venha a ser julgado por isto; Caso Doutora Mércia, em que um policial militar aposentado e advogado é acusado de um crime monstruoso, absolutamente revestido de crueldade, tudo isto, na alta sociedade, ao passo que, na baixa camada social, um aposentado desfere um tiro contra uma mulher funcionária de um posto de saúde, porque não consegue atendimento. É a violência tomando conta de todos? Será que não temos outro caminho?
Para Meditar:
"Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco…
Necessitamos mais de humildade, que de máquinas.
Mais de bondade e ternura, que de inteligência.
Sem isso, a vida se tornará violenta e
Tudo se perderá." Charles Chaplin
Comercial prepara Baile de Debutantes
16 de ago. de 2010
Será?

O ranking das diárias
Cartola FC: Resultado da Rodada
Alertado por um leitor anônimo, a rodada do Cartola FC está atualizada, depois de atualização devido a um erro no servidor do jogo.
Já o Pereba da Rodada foi o Fodex 154, do cartola Prof. Kiko, que fez 2,28 pontos.
Confira os 5 primeiros colocados do mês de agosto:
1º - EC Johnnie Walker (Rafael Leão) - 215,48
4º - FC Fedor (Pablo Costa) - 184,27
Os 5 primeiros da temporada:
1º - Kenticonvido F.C. (Guilherme Rijo) - 1099,29
2º - FC Eigatimaula (Tiago Fagundes) - 1081,44
3º - EC Johnnie Walker (Rafael Leão) - 1072,81
4º - Fiorentiina. (Maurício Duarte) - 1003,91
5º - Gelada F. C. (Márcio) - 981,22
Pereba do Mês: futdayna (Gabriel Medeiros) - -1,6
Pereba da Temporada: F.C. Fortaleza (Augusto Farion) - 51,23
Na tarde esportiva, pinheirenses levam a melhor
15 de ago. de 2010
Pitaco: Sobre o concurso público
